sexta-feira, fevereiro 10, 2006

«Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.»

Lc 5, 4

Sentir a presença de Deus em cada um de nós, vai deixando de ser uma relação de vivência perceptível, isto é, que se mostra aos outros. Não digo que essa relação também não possa ser dessa forma, mas quem é o verdadeiro cristão? O que vive cultivando, ou o que permanece esperando? Aquele que se dá a conhecer por estar presente, ou aquele que faz da sua presença, silêncio

Sentir a presença de Deus, deve partir de uma construção pessoal de diálogo, de conversa com Ele. Assim conduzo a minha vida, permanecendo fiel no meu silêncio, que por muitas vezes quebrado, volta a ganhar os contornos de uma presença viva que posso levar a meu lado, numa singela e magnifica construção de palavras. Estas, carismáticas e apreciadas. Num pequeno, mas confuso, mundo, o que me aviva a sabedoria desta confiança, desta Fé, não se deve às forças que sinto levantarem-me quando só consigo rastejar, mas sim, nas forças que me acompanham, quando e dando um exemplo: consigo esfregar o olho, e desse olho posso ver e perspectivar a vida, mas não chega, e essa visão começa a ter contornos distorcidos e vejo alguém orientando-me por vales incertos de magia fecunda. A quem esta graça?

Sentir a presença de Deus, é viver na confiança desse Homem, que se fez e se faz ao largo, quando a esperança se extingue, surgindo um sinal de luz, que se transforma numa chama ardente e amima o horizonte da vida.

Sentir a presença de Deus, toma em nós uma diversidade de formas, de âmbitos, de contextos. Sentir o apelo de Deus, toma uma diversidade de inquietações, de perturbações, de palpitações. Sentir o chamamento vocacional, conjuga-se em dois verbos – vir e seguir. Segue-me, Seguir-me-ás. Vem.

Sentir a presença de Deus, é Ser pescador, trilhando por águas, os ensinamentos do mestre, do grande mestre, adágio digno de um Pescador que moveu e conquistou, por oceanos perdidos, peixes.

1 comentário:

Fragmentos Betty Martins disse...

Querido Pedro

Adorei este teu texto .

"Sentir a presença de Deus, é Ser pescador"...

Beijinhos

Boa semana