terça-feira, fevereiro 20, 2007

A roda dos meninos!

A roda dos meninos!

 

           Numa noite escura, na estrada de terra, passava. Estava a chegar à Casa Magone (dos meninos de risco), no bairro do Mota. Fui visitá-los. Ia cumprimentando todos, mesmo sem saber o nome de todos. A curiosidade invadiu as mentes de alguns, e em breves minutos, ali se fez uma roda. Uma roda de perguntas, que nem conseguia dar vazão a todas as questões e pedidos: “Troca de pele comigo./Leva-me na tua mala./As coisas lá no Portugal são melhores que aqui?/ Lá também existem bandidos?/E bairros como este, há?/ Gostas de Angola?/Porque não ficas aqui connosco?/Já estiveste alguma vez com o Mantorras?E o Simão?...”; e aí continuaram. Todos olhavam expectantes à espera da(s) minha(s) resposta(s). Acima de tudo quis que eles percebessem a valorizar as suas raízes… Aquele bocadinho de conversa fez-me sentir que tenho muito mais para fazer ainda por cá, eles precisam de ser escutados e precisam de alguém que os apoie, que os auxilie, e acima de tudo, que os amem, como se de filhos se tratassem. Algumas vezes, a rua não é fruto de liberdade, mas da procura de algo que podem não ter em casa, tal como um dos meninos dizia:”a minha mãe batia-me muito…”. Esta procura, muitos vêm o refúgio na rua. Daí partirem à descoberta de mundos banais, mundanos e perigosos.

Sem comentários: